Segundo António Afonso, engenheiro mecânico reformado, de 67 anos, a sua candidatura à presidência do município de Ourique, a segunda pelo PSD, já foi aprovada pela concelhia, pela distrital de Beja e pela comissão política nacional do partido.

Na Câmara de Ourique, pelo PSD, António Afonso foi vereador entre 1997 e 2001 e vice-presidente entre 2001 e fevereiro de 2005, quando assumiu a presidência, após o anterior presidente, José Raul dos Santos, ter suspendido e depois renunciado ao mandato.

António Afonso foi presidente da Câmara de Ourique entre fevereiro e outubro de 2005, quando se candidatou pelo PSD, pela primeira vez, à presidência da autarquia e foi derrotado pelo socialista Pedro do Carmo.

O social-democrata José Raul dos Santos, que tinha sido eleito presidente da Câmara de Ourique, pela primeira vez, pelo PSD, nas autárquicas de 1993, suspendeu e depois renunciou ao terceiro mandato para assumir o lugar de deputado, eleito pelo círculo do Porto, nas legislativas em 2005.

O atual presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, pelo PS, José Filipe Estevens, pela CDU, e António Afonso, pelo PSD, são, até ao momento, os candidatos conhecidos à presidência do município nas autárquicas deste ano.

Marcelo Guerreiro dispõe de maioria absoluta e lidera um executivo composto por quatro eleitos pelo PS e um pela coligação PSD/CDS-PP.

Licenciado em gestão, Marcelo Guerreiro, de 27 anos, era vice-presidente desde 2013 e assumiu a presidência da Câmara de Ourique a 22 de outubro de 2015, quando o anterior presidente, Pedro do Carmo, renunciou ao mandato.

Pedro do Carmo renunciou ao terceiro e último mandato consecutivo permitido por lei que cumpria na Câmara de Ourique para assumir o lugar de deputado do PS por Beja, para o qual foi eleito nas eleições legislativas de 04 outubro de 2015.

A CDU lidera oito dos 14 municípios do distrito de Beja (Alvito, Barrancos, Beja, Cuba, Castro Verde, Moura, Serpa e Vidigueira) e o PS seis (Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira e Ourique).