“Às 06:15 ocorreu um novo apagão total do sistema elétrico nacional”, informou em comunicado o Sindicato Elétrico Cubano. “O Sindicato Elétrico está a trabalhar para o restaurar”, explica.

O diretor de Eletricidade do Ministério de Energia e Minas de Cuba, Lázaro Guerra, já tinha relatado anteriormente um processo de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica após o apagão de sexta-feira que deixou toda a ilha sem eletricidade.

“Neste momento temos microssistemas em todas as províncias, exceto em Artemisa, que têm potência limitada e chegam aos consumidores próximos deles”, explicou Guerra em declarações à televisão cubana.

O engenheiro explicou que para sincronizar cada uma das unidades térmicas foram lançados microssistemas (ilhas) com os grupos de geração distribuída dos territórios, que levarão energia às termelétricas.

“Forças qualificadas e especialistas” trabalham neste plano em todos os territórios, focados em garantir que tudo seja feito no menor tempo possível, indicou.

Enquanto a situação não está resolvida, o Sindicato Elétrico Cubano instou a população a moderar o consumo. “Pede-se aos consumidores que têm atendimento que limitem o seu consumo ao necessário, uma vez que os clientes estão a ser atendidos com muito pouca energia”, observou no canal Telegram.