De acordo com a AFP, esses estabelecimentos tinham, até agora, duas entradas, uma para homens solteiros e outra para mulheres com as suas famílias.

O ministério de Municipalidades e Assuntos Rurais anunciou neste domingo no Twitter a eliminação de várias obrigações para os restaurantes, entre elas a de ter "uma entrada para os solteiros e outra entrada para as famílias".

Até agora, as sauditas estavam ainda proibidas de usufruir das áreas frequentadas por clientes masculinos, sendo encaminhadas para zonas reservadas a famílias.

Sob o impulso do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, a Arábia Saudita entrou num amplo programa de reformas que inclui uma flexibilização das proibições que afetam as mulheres.

Recentemente as mulheres sauditas foram autorizadas a viajar para o estrangeiro sem autorização prévia Mas a mais emblemática das reformas foi a que permitiu às mulheres conduzir uma viatura a partir de junho de 2018.

As mulheres também foram autorizadas recentemente a assistir a encontros de futebol e a aceder a empregos até então estritamente reservados a homens.

Se estas medidas têm transformado a vida de numerosas sauditas, por outro lado, têm sido consideradas insuficientes por vários críticos, que sublinham que o sistema de tutoria, devido ao qual os homens têm praticamente todos os poderes sobre os seus familiares do sexo feminino, ainda está longe de ser abolido.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.