1. Agenda Solidária IPO 2020

A Agenda Solidária IPO 2020 foi criada com o objetivo de contribuir para melhorar as condições de tratamento no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa Francisco Gentil.

A agenda inclui histórias inéditas sobre a alegria das pequenas coisas escritas por 12 personalidades portuguesas. Figuras como Chef Kiko, Tânia Ribas de Oliveira , Luísa Ducla Soares, Isabel Stilwell, Francisco Louçã e José Luís Peixoto fazem parte do leque de autores. As ilustrações são de Joana Rosa Bragança.

Quem estou a apoiar?

O valor angariado será usado para melhorar as condições de acolhimento dos utentes do IPO de Lisboa, através da construção do novo edifício de cuidados ambulatórios.

O que preciso de fazer?

É só comprar a Agenda Solidária IPO2020. A compra pode ser feita no IPO, no site da editora Livros Horizonte, nas livrarias, em grandes superfícies e nos sites habituais de venda de livros. Saiba mais sobre a campanha aqui.

2. Pai Natal Solidário

A campanha "Pai Natal Solidário", dos CTT, quer ajudar a realizar os desejos expressos nas cartas escritas ao Pai Natal por crianças em instituições. Mais de 88% das cartas já foram apadrinhadas.

Quem estou a apoiar?

Crianças até aos 12 anos em situação de risco social. As crianças escreveram cartas ao Pai Natal com os presentes que desejam receber. As instituições entregaram as cartas nos CTT, que as publicaram online e nas lojas.

O que preciso de fazer?

Quem quiser ajudar, escolhe uma das cartas publicadas e deixa o seu nome e email (nas lojas ou online), registando o número da carta escolhida. De seguida, deve fazer chegar, no prazo de três dias úteis, o presente pedido pela criança numa Loja CTT, indicando o número da carta que reservou. Os presentes não devem ser embrulhados e os CTT oferecem a embalagem e o envio.

A iniciativa decorre durante os meses de novembro e dezembro. No site da campanha encontra as cartas e mais informações sobre a iniciativa.

3. Programa “Mais Ajuda”

O Lidl, em conjunto com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, tem em vigor a campanha "Mais Ajuda". Nesta iniciativa, parte do montante das compras feitas nos supermercado reverte a favor de projetos com impacto social.

Quem estou a apoiar?

Instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que ajudam crianças e “startups” com impacto social. São selecionados projetos inovadores que trazem novas respostas para problemas sociais e que desenvolvem boas práticas. Cada uma das iniciativas escolhidas receberá sessões de mentoria e um apoio monetário. O valor angariado será anunciado em janeiro de 2020, depois de encerrada a campanha.

O que preciso de fazer?

Por cada talão de compras com um ou mais artigos “Deluxe” nos supermercados Lidl, 20 cêntimos serão entregues aos projetos empreendedores selecionados. A campanha decorre em todo o país até ao dia 31 de dezembro. Saiba mais aqui.

4. Um livro = um euro 

créditos: DR

A Porto Editora doará um euro pela venda de cada livro integrado nesta campanha de Natal. Da lista fazem parte mais de 100 obras, incluindo títulos infantojuvenis de autores como Luísa Ducla Soares, Mark Twain, Elizabeth Golding, Álvaro Magalhães ou Maria Alberta Menéres.

Quem estou a apoiar?

A UNICEF, organização que promove a defesa dos direitos das crianças, e o Movimento S, numa parceria com a SIC Esperança, um projeto que promove a mudança de hábitos alimentares e a inclusão da prática de exercício físico na rotina diária, junto de crianças, pais e professores.

O que preciso de fazer?

Por cada livro vendido com o autocolante alusivo à iniciativa, a Porto Editora entrega um euro às respetivas instituições. Saiba mais aqui.

5. Estádio Solidário

Ir ao estádio, em todo o país, no fim de semana de 21 e 22 de dezembro, contribui para a causa dos sem-abrigo. A campanha, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Quem estou a apoiar?

Três instituições que ajudam as pessoas em situação de sem-abrigo: Comunidade Vida e Paz, Associação Médicos do Mundo e CASA – Centro de Apoio de aos Sem-Abrigo.

O que preciso de fazer?

Ir ao estádio no próximo fim de semana. Por cada espectador presente nas 36 partidas da jornada 15 do Campeonato de Portugal será doado um euro às organizações apoiadas nesta campanha. Saiba mais sobre a iniciativa e consulte a lista de todos os jogos aqui.

6. Worten Transforma

Esta iniciativa da Worten foi lançada em 2009 e alia a reciclagem à componente social de apoio a instituições portuguesas.

Quem estou a apoiar?

Instituições Particulares de Solidariedade Social, através do Banco de Bens Doados. Os equipamentos são entregues a este projeto da Entrajuda, que os reencaminha para as organizações consoante as necessidades reportadas.

Todos os equipamentos velhos entregues são encaminhados para reciclagem. Por cada tonelada de resíduos, a Worten oferece às instituições 50 euros em equipamentos novos.

O que preciso de fazer?

Basta entregar os equipamentos avariados ou sem uso em qualquer loja da Worten pelo país. Podem ser entregues pequenos ou grandes equipamentos elétricos e eletrónicos, isto é, tudo o que tenha uma ficha, fio elétrico ou bateria. A campanha está em vigor até dia 31 de dezembro. Saiba mais aqui.

7. Natal de quatro patas

Dog Christmas - Natal solidário 2019

O espírito solidário também chegou ao mundo dos amigos de quatro patas. A Barkyn está a oferecer rações a cães sem dono.

Que cães estou a apoiar?

Aqueles que se encontram em associações por todo o país. A campanha é válida até ao dia 24 de dezembro.

O que preciso de fazer?

É necessário fazer um comentário na publicação da Barkyn no Facebook. Por cada comentário será doada uma ração. Depois de deixar o comentário, recebe automaticamente uma mensagem para que possa identificar a associação a que quer que seja entregue a refeição. Pode saber mais no link da publicação.

8. Compra Solidária

Portal agregador de iniciativas com impacto social onde podem ser feitas encomendas de presentes solidários, entre outras formas de apoio a diversas causas sociais. Nos dias que antecedem o Natal, estão disponíveis dicas de última hora.

Quem estou a apoiar?

Os destinatários variam consoante a causa escolhida. Existe uma vasta diversidade de produtos de diferentes instituições de solidariedade e dos respetivos parceiros.

O que preciso de fazer?

Aceder ao portal e escolher um produto. Na página de cada produto está disponível um formulário através do qual é feita a encomenda da prenda, além de informações adicionais sobre o item e a organização apoiada. Saiba mais aqui.


A escolha das campanhas para esta lista foi feita de forma a incluir iniciativas de diferentes naturezas e destinadas a públicos diversificados. Caso queira sugerir alguma outra campanha a nível nacional, envie um e-mail para 24@sapo.pt.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.