A detenção foi realizada no âmbito de uma ação de combate ao ilícito de especulação de bilhetes que tem vindo a ser desenvolvida e que é direcionada para a venda ‘online’ de bilhetes para os concertos dos Coldplay, que acontecem em maio de 2023, em Coimbra.

“Foi apreendido um bilhete para o evento com valor unitário facial de 85 euros, que se encontrava a ser transacionado por valor de 180 euros”, informou.

O homem foi presente a tribunal, tendo sido decidida a “aplicação de suspensão provisória do processo por seis meses e 300 euros de multa”.

A ASAE avisou ainda que os consumidores devem evitar a aquisição de bilhetes acima do seu valor oficial, uma vez que essa venda constitui um crime de especulação, punido com pena de prisão de 6 meses a 3 anos.

De recordar que, a 2 de setembro, foram noticiadas outras duas detenções relacionadas com especulação de bilhetes para os concertos dos Coldplay, tendo um deles sido já condenado a seis meses de prisão em pena suspensa.

À época, a ASAE realçou ainda estar a desenvolver “uma operação de investigação e vigilância no âmbito da especulação, direcionada para a venda ‘online’ de bilhetes para o concerto dos Coldplay”.

Os Coldplay acrescentaram três concertos em maio de 2023 à atuação inicialmente prevista, tendo a corrida aos bilhetes representado a maior procura de sempre para um evento em Portugal, como disse à Lusa na altura a presidente da plataforma Ticketline.