Vários agentes da polícia bloquearam o acesso ao recinto e formaram um cordão em torno das três instalações que estão no aeroporto.

A retirada dos mais de meio milhar de migrantes e refugiados que se encontram no local começou pelas 06:30 (04:30 em Lisboa).

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) disponibilizou nove autocarros para o transporte.

Segundo informações da polícia citadas pelos ‘media’ locais, cerca de 500 refugiados vão ser transferidos para o campo de Tebas, situado a cerca de 50 quilómetros de Atenas, enquanto os restantes 150 serão distribuídos por diferentes centros perto da capital.

De acordo com a mesma fonte, encontram-se em Ellinikon negociadores da polícia, intérpretes e representantes da OIM para mediar os casos de pessoas

Várias organizações não-governamentais têm criticado as condições precárias do campo.

No entanto, algumas pessoas preferem não abandonar o local, relativamente perto da capital, por receio que os outros campos, como o de Tebas, fiquem demasiado isolados.

Ellinikon tem de ser evacuado, já que o antigo aeroporto, que em 2004 acolheu algumas instalações dos Jogos Olímpicos de Atenas, foi vendido a um consórcio internacional de empresas.

Para o terreno com 620 hectares está planeada a construção de um complexo de vivendas, hotéis e zonas comerciais.

Está também prevista a criação de uma enorme zona verde com mais de 2,6 milhões de metros quadrados.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.