“Estes utentes são prejudicados no preço, bem como nas condições de deslocação, e esta situação é inaceitável e discriminatória”, realçou à Lusa o autarca do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, José Manuel Gonçalves, referindo-se aos clientes que sejam portadores do passe único na AMP, o que torna a viagem mais barata.

Segundo o social-democrata, quem utiliza a Linha do Douro fora da área metropolitana paga o triplo e está sujeito a “condições piores”.

“Por vezes o comboio está cheio e têm de viajar de pé, e já basta esse desfavorecimento”, assinalou.

José Manuel Gonçalves solicitou na sexta-feira um pedido de esclarecimento à Comboios de Portugal (CP) sobre a eventual extinção de serviços regionais e inter-regionais na Linha do Douro, tendo a empresa ferroviária já assegurado nunca ter ponderado qualquer supressão.

Em causa estava a suposta eliminação de três serviços diários inter-regionais de Peso da Régua para o Pocinho e vice-versa e dois serviços de comboios regionais de Peso da Régua até ao Marco de Canaveses e vice-versa, assim como dois serviços inter-regionais entre Peso da Régua – Porto e vice-versa.

Contactada pela agência Lusa, a administração da CP garantiu que não está a “ponderar qualquer extinção de serviço na Linha do Douro”.

José Manuel Gonçalves questionou ainda se “está a ser ponderado pela CP a substituição do material circulante, regressando à linha entre o Marco de Canaveses — Peso da Régua — Pocinho o mesmo material que foi utilizado, de forma excecional, nas obras de eletrificação”.

Sobre este assunto, a CP realçou que estão a ser ponderadas alterações, mas que não há “no momento atual” qualquer decisão.

“Qualquer alteração que a CP venha a realizar na Linha do Douro, terá sempre subjacente a melhoria da qualidade do serviço”, vincou.

A administração da CP acrescentou ainda que já manifestou “a sua total disponibilidade para promover um encontro com o presidente da Câmara da Régua e outras entidades autárquicas para clarificar eventuais dúvidas relacionadas com estes temas”.

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