Liderada pelo secretário-geral do PS, António Costa, e coordenada pela ‘número dois’ da direção, Ana Catarina Mendes, a Comissão Permanente foi criada no início de 2016, após a formação do Governo socialista, em dezembro de 2015.

António Costa votou esta manhã, em Fontanelas, concelho de Sintra, e fez um apelo à participação no ato eleitoral, considerando que as eleições autárquicas são "a maior festa da democracia" porque permitem escolher o poder mais próximo das comunidades.

Além de apelar ao voto, António Costa adiantou que este domingo será para si "um dia de trabalho", referindo que tinha à espera o ministro das Finanças, Mário Centeno, para a preparação da proposta do Orçamento do Estado para 2018.

Para próximo dia 14, o presidente do PS, Carlos César, já convocou uma reunião da Comissão Nacional, o órgão máximo dos socialistas entre congressos, tendo entre os pontos da sua agenda a análise aos resultados das eleições autárquicas.

Esta reunião da Comissão Nacional do PS também acontecerá um dia depois da entrega na Assembleia da República da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017.