Em declarações à Lusa à margem de uma ação de campanha para as autárquicas de domingo, Hugo Pires manifestou-se convicto de que Ricardo Rio não cumprirá o próximo mandato autárquico até ao fim.

“Estes prémios, esta projeção europeia, esta projeção internacional que o doutor Ricardo Rio está a querer comprar, através de várias entidades privadas, tem um único objetivo: o doutor Ricardo Rio não está com a cabeça já na Câmara Municipal de Braga, mas sim com a cabeça nas próximas eleições europeias e ser candidato nas listas do PSD à Europa”, afirmou Hugo Pires.

Para o cabeça de lista do PS à Câmara de Braga, isto significa que Ricardo Rio “é candidato, mas não para cumprir o mandato até ao fim, mas para sair a meio do mandato para tentar ir para o Parlamento Europeu”.

“Segundo sei, acho que há já conversas com altos dirigentes distritais do PSD para que isso aconteça”, acrescentou.

Hugo Pires considera, assim, que Ricardo Rio é “um candidato a prazo, que já não está com a cabeça na Câmara Municipal de Braga e na resolução dos problemas dos bracarenses”.

“Está, sim, já a tratar da sua vida, com os olhos postos em Bruxelas e noutro cargo, que não o de presidente de câmara”, vincou.

Para Hugo Pires, é com este objetivo que a Câmara vem “comprando” prémios, como o de melhor destino turístico europeu em 2021.

“Percebemos que esses prémios foram comprados a um senhor, que se chama Lejeune, que tem um escritório em Gaia e que vive no Algarve e para cuja conta pessoal foram transferidos cerca de 100 mil euros da conta do município para atribuição desse e outros prémios”, apontou.

Hugo Pires sublinhou que Maximilien Didier Lejeune é o CEO da European Best Destinations, uma associação privada que “atribui um prémio a quem lhes paga”.

“O município de Braga, enganando os bracarenses, transferiu diretamente da conta da Câmara de Braga para a conta pessoal de Lejeune cerca de 100 mil euros para que ele lhe atribuísse esse e outros prémios. Isto é de uma gravidade extrema e é sobretudo uma atitude altamente reprovável”, apontou o candidato socialista.

Nas eleições de 26 de setembro, os cabeças de lista à câmara de Braga são Ricardo Rio (coligação PSD/CDS/PPM/Aliança), Hugo Pires (PS), Bárbara Barros (CDU), Alexandra Vieira (Bloco de Esquerda), Teresa Mota (Livre), Olga Baptista (Iniciativa Liberal), Rafael Pinto (PAN) e Eugénia Santos (Chega).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.