Matos Rosa sublinhou que as eleições autárquicas são "um momento importantíssimo em democracia" e elogiou o civismo com que decorreu a campanha e o ato eleitoral.
A taxa de abstenção nas eleições para as autarquias locais realizadas hoje situou-se entre os 40,03% e os 48%, indicam as projeções divulgadas pela RTP, SIC e TVI.
Segundo a RTP, a abstenção ficará entre os 42 e os 47%. O estudo da SIC indica uma taxa entre 40,3 e 44,8% e a TVI avançou com uma projeção de 44 a 48%.
Nas autárquicas de 2013, a taxa de abstenção atingiu os 47,4%, a mais elevada desde as primeiras eleições locais, em 1976.
"Podemos ter uma boa participação eleitoral o que é um bom sinal para a democracia", defendeu Matos Rosa, dizendo esperar que se confirme "o limite mínimo" das projeções.
O secretário-geral do PSD enviou ainda "um abraço e uma amizade especial" aos candidatos do partido nestas eleições.
O presidente social-democrata, Pedro Passos Coelho, chegou à sede pelas 19:10.
Como habitualmente em noites eleitorais, a comissão permanente do PSD - o núcleo duro da direção - vai estar reunida para acompanhar os resultados.
Na São Caetano à Lapa também já estão, além do secretário-geral, o líder da distrital de Lisboa, Pedro Pinto, os vices-presidentes do partido Marco António Costa, Teresa Morais e Sofia Galvão, o líder parlamentar, Hugo Soares, o presidente do Gabinete de Estudos do partido, Carlos Costa Neves, e o presidente do Conselho Estratégico, Matos Correia.
À sede nacional do PSD já chegou também o coordenador autárquico (e candidato à Câmara de Cascais) Carlos Carreiras, que deverá fazer uma primeira reação às projeções de resultados, pouco depois das 20:00.
Comentários