Em comunicado o capitão do porto da Horta, Paulo Rafael da Silva, adiantou que, “no âmbito das suas competências”, decidiu encerrar o porto da Madalena a “embarcações com o comprimento inferior a 12 metros”.

Nos Açores, que estão hoje sob aviso vermelho devido à agitação marítima, já foram registadas ondas de 11 metros de altura na costa norte da ilha Graciosa durante a madrugada, informou o Instituto Português de Meteorologia (IPMA).

No último aviso meteorológico, emitido às 07:31 (mais uma hora em Lisboa), o IPMA informou que entre as 16:00 de hoje e as 06:00 de segunda-feira são esperadas ondas de nove a dez metros, “podendo atingir os 18 metros de altura máxima especialmente na costa norte das ilhas”.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, significa "situação meteorológica de risco extremo".

Mais nenhum porto nos Açores foi encerrado até ao momento.

Também hoje a transportadora aérea SATA Air Açores, que efetua as ligações entre as ilhas, cancelou o voo programado para São Jorge, deixando em terra 130 passageiros, que segundo o porta-voz da companhia deverão ser reacomodados em voos de segunda-feira.

António Portugal disse, ainda, que os 230 passageiros cujos voos foram cancelados no sábado ainda não conseguiram chegar ao destino final devido ao agravamento do estado do tempo, admitindo que ao longo do dia de hoje possam ocorrer mais cancelamentos de viagens.

Apesar das condições meteorológicas adversas, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não registou nenhum incidente durante a madrugada nas ilhas.

Continua a recomendar a adoção de comportamentos adequados em zonas mais vulneráveis, a desaconselhar passeios junto à orla marítima e à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.