"Avalanche de Riffelberg – no início da noite, o evento resultou em três mortos e um ferido. As buscas foram suspensas esta noite", informou a polícia na rede social X.

Antes, já tinha explicado que  "pouco depois das 14h00 (...) desencadeou-se uma avalanche no setor fora de pista de Riffelberg (Zermatt). Várias pessoas foram arrastadas. Buscas em curso", divulgou a polícia, não acrescentando, até às 17h20 (18h20 locais), mais informações.

A presença de muita neve fresca e ventos fortes aumentou fortemente o risco de avalanches, elevando-o a um nível de quatro em cinco numa faixa que vai do Alto Valais a Sopraceneri até ao sul de Graubünden, indica o Instituto de Estudo de Prevenção de Neve e Avalanches (SLF) no seu boletim oficial.

O Instituto indicou hoje serem esperadas "avalanches espontâneas muito grandes e, nalguns casos, extremamente grandes".

Recorde-se que este inverno, 14 pessoas morreram em avalanches na Suíça, um número ligeiramente inferior à média de 17 mortes do período que termina em março.

A maioria das vítimas era praticante de esqui de fundo. Os 14 mortos foram registados em 12 acidentes distintos, de acordo com o número provisório de mortos no inverno publicado em 27 de março pelo SLF.

Notícia atualizada às 20h30 com a confirmação de três mortes.