Segundo a FA,  "esta tarde, pelas 16h05, durante um treino de largada de carga num avião C-130H, por razões que estão a ser apuradas, parte da carga, constituída por água, caiu em terrenos privados na zona de Sarilhos Pequenos, junto à Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo".

No comunicado de Imprensa, aquela força militar revela que o "C-130H se encontrava a realizar um procedimento de treino que tinha como objetivo a largada de carga no interior" da base.

As forças de segurança locais estiveram a "avaliar a ocorrência, quer por meios terrestres quer com recurso a uma aeronave não tripulada. Ao mesmo tempo, o treino foi cancelado e o avião C-130H aterrou em segurança pelas 16h23 na BA6".

A "carga largada provocou danos materiais que serão alvo de avaliação e compensação" revela a Força Aérea, que acrescenta tratar-se "de material biodegradável e não corrosivo, o que, pela sua composição, não representa perigo para as pessoas, animais ou ambiente".

A Força Aérea adianta ainda que "realiza treinos regulares de várias tipologias de missão como garantia de sucesso nas operações, selecionando os locais de operação na garantia da máxima segurança das populações".