A comitiva do papa saiu assim com 12 minutos de atraso em relação ao inicialmente previsto (14:00 locais).

A bordo do voo papal seguem 69 jornalistas, entre os quais sete portugueses.

O voo deverá demorar 03:20, estando a chegada à Base Aérea de Monte Real prevista para as 16:20 locais.

A bordo segue ainda o séquito papal, que inclui membros do clero, entre os quais os cardeais portugueses José Saraiva Martins e Manuel Monteiro de Castro, a convite do papa.

Outro convidado de Francisco é um funcionário da Santa Sé. Em todas as visitas papais, é escolhido, por sorteio, um trabalhador para acompanhar.

A visita a Fátima é a 19.ª viagem internacional de Francisco, cujo pontificado começou em março de 2013. Até à data, o pontífice visitou um total de 27 países. Portugal será o 28º. país a receber a visita do papa Francisco.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado.

O papa estará hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram em Fátima, o maior templo mariano do país, foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.