Os 162 passageiros e seis tripulantes do avião da companhia Pegasus Airlines, oriundo de Ancara, foram evacuados em segurança da aeronave e ninguém ficou ferido, segundo a empresa. A rede CNN Turquia mostrou o avião parado perigosamente no barranco, às margens do Mar Negro.

Noutras imagens, publicadas pela agência Dogan, era visível fumo preto a sair do aparelho.

No momento, as causas do incidente são desconhecidas, segundo o governo.

Uma das passageiras, Fatma Gordu, descreveu à agência Anadolu o pânico que os passageiros viveram: "Começamos a inclinar-nos para o lado e, depois, para a frente, houve uma onda de pânico, as pessoas gritavam". Segundo a passageira, podia ser sentido cheiro de combustível, o que gerou temor de incêndio. "Por isso ficámos com tanto medo", assinalou.

"Quando anunciaram que teríamos que sair pela porta traseira, todos tentavam passar à frente, foi uma situação horrível", contou.

Segundo outra passageira, Yuksel Gordu, os ocupantes se salvaram "por milagre". "Poderia ter explodido, poderíamos ter caído no mar", lembrou.

O aeroporto foi fechado, mas reabriu na manhã deste domingo.

Atakan Aksoy, professor da universidade técnica Karadeniz, disse que a construção de uma segunda pista deveria ser acelerada. "Este tipo de acidente pode acontecer devido à superfície estreita da parte norte do aeroporto, e porque fica junto a um barranco", disse à agência Dogan.