A campanha arrancou no sábado e estende-se até domingo, embora no feriado de quinta tenham sido igualmente recolhidos alimentos em alguns supermercados do país que aderiram à iniciativa.
No sábado, os 21 bancos alimentares de todo o país conseguiram juntar, através de mais de 2.000 superfícies comerciais, 1.100 toneladas de comida, “ligeiramente abaixo” da campanha lançada em novembro de 2015, mas acima da de maio de 2016, afirmou Isabel Jonet, sem detalhar números.
Isabel Jonet afirmou que a recolha pode ter sido afetada pelo “dia de chuva terrível” que foi o passado sábado e admitiu que os donativos de domingo poderão ser superiores: “Temos imensos voluntários a dizer que as lojas estão cheias, mas é sempre muito imprevisível”.
A ação solidária continua até 11 de dezembro no ‘site’ www.alimentestaideia.pt e através de vales disponíveis nos supermercados.
Esta é a 50.ª campanha promovida pelos Bancos Alimentares, que comemoram este ano 25 anos.
No ano passado, os Bancos Alimentares distribuíram 27.370 toneladas de alimentos a 2.700 instituições, que os entregaram a perto de 420 mil pessoas carenciadas, sob a forma de cabazes ou refeições confecionadas.
Comentários