A TVI adiantou ontem que Fernando Medina, atual presidente da Câmara de Lisboa e candidato pelo PS, e Carlos Moedas, que concorre numa coligação formada por PSD e CDS (entre outros partidos), vão debater apenas os dois a 7 de setembro no âmbito das eleições autárquicas, a decorrerem no dia 26 do mesmo mês.

O facto de apenas estes dois concorrentes debaterem entre si na TVI é, segundo o Bloco de Esquerda, uma violação da lei eleitoral, sendo que o partido vai apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A queixa enviada pelo BE à CNE refere que, cita o jornal Público, “a lei prevê, como não poderia deixar de ser, o exercício da liberdade editorial dos órgãos de comunicação social, mas subordina-o ao dever de garantir a representação das candidaturas que tiveram eleição no ato eleitoral anterior para o órgão ao qual se candidatam”.

De acordo com os bloquistas, a decisão da TVI em ter apenas os dois candidatos viola a lei eleitoral por promover um debate ainda em pré-campanha, sendo que "a liberdade editorial não pode servir para justificar uma discriminação inaceitável.

A decisão de enviar uma queixa à CNE foi comunicada publicamente esta tarde por Beatriz Gomes Dias, candidata do BE por Lisboa, através da rede social Twitter.

"A TVI anunciou que os candidatos do PS e PSD a Lisboa aceitaram debater só os dois. Não só a lei não o permite em período eleitoral como os debates devem ser tão inclusivos quanto possível. Apresentamos queixa à CNE porque não prescindimos da democracia".

Já ontem, João Ferreira, vereador na autarquia e candidato à capital pela CDU, também se pronunciou quanto à opção da TVI, considerando-a uma "grosseira violação dos deveres de imparcialidade".

"A @tvi @tvi24pt decidiu promover debate entre 2 candidatos à @CamaraLisboa, excluindo todos os outros. Tratar-se-á de uma grosseira violação dos deveres de imparcialidade, além de outros princípios que a lei protege em período eleitoral. Ainda a tempo de corrigir, @anselmocrespo", escreveu o candidato comunista, referindo-se a Anselmo Crespo, diretor de comunicação da TVI.

Além do debate anunciado pela TVI entre Medina e Moedas, a RTP vai organizar um debate com todos os candidatos por Lisboa a 15 de setembro, tendo a duração de duas horas e sendo transmitido a partir das 21:50 na RTP1 e RTP3.

Às eleições autárquicas de 26 de setembro, concorrem à Câmara de Lisboa Fernando Medina (coligação PS/Livre), Carlos Moedas (coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança), João Ferreira (CDU), Bruno Horta Soares (IL), Nuno Graciano (Chega), Beatriz Gomes Dias (BE), Manuela Gonzaga (PAN), Tiago Matos Gomes (Volt), João Patrocínio (Ergue-te), Bruno Fialho (PDR), Ossanda Liber (movimento Somos Todos Lisboa) e Sofia Afonso Ferreira (Nós, Cidadãos!)

A autarquia é atualmente composta por oito eleitos pelo PS (incluindo dos Cidadãos por Lisboa e do Lisboa é muita gente), um do BE (que tem um acordo de governação do concelho com os socialistas), quatro do CDS-PP, dois do PSD e dois da CDU.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.