A campanha, que começou em 2014, em Brasília, capital do Brasil, chega este ano a Beja, "a primeira cidade portuguesa a desenvolvê-la", refere a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Com o objetivo de consciencializar a população sobre a prevenção do suicídio, a campanha chega a Beja por iniciativa do Observatório dos Comportamentos Suicidários da ULSBA e da ARIS da Planície - Associação de Reabilitação e Integração Social da Pessoa com Experiência de Doença Mental.

No âmbito da campanha, as duas entidades promovem, durante este mês, em Beja, várias atividades, como tertúlias, para debater o tema da prevenção do suicídio.

Abertas à população, as tertúlias sobre prevenção do suicídio, quatro no total, vão decorrer sempre às quartas-feiras, a partir das 18:00, no Centro UNESCO, em Beja, e contar com a participação de especialistas na área.

A primeira tertúlia vai decorrer na quarta-feira e contar com a presença da psicóloga e investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto Inês Rothes.

No domingo, a partir das 10:00, no átrio do hospital de Beja, vai realizar-se uma cerimónia de comemoração do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que será seguida do passeio de bicicleta "Juntos a pedalar".

No dia 20, a partir das 11:00, na sala de conferências do hospital de Beja, vai decorrer um "workshop" sobre avaliação do risco suicidário a cargo de dois médicos internos de psiquiatria da ULSBA.

Em todas as sextas-feiras, às 18:00, e em todos os domingos, às 11:00, deste mês, vai ser transmitido, numa rádio de Beja, o programa "Saúde por si", com conteúdos dedicados à campanha.

A campanha inclui também, até dia 16, as iniciativas "De bicicleta pelo mundo fora", com passeios de bicicleta no distrito de Beja, e "Cinco quilómetros pela prevenção do suicídio", nos ginásios da cidade.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, assinala-se no dia 10 de setembro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.