Blinken diz ter voltado  à região para iniciar uma intensa conversa com os parceiros dos EUA, "estamos a forjar um diferente futuro para israelitas e palestinianos", disse em conferência de imprensa.

O Secretário de Estado norte americano acaba de vir de um périplo de encontros com vários líderes mundiais do médio oriente e diz que os EUA estão empenhados em "prevenir a escalada do conflito e o seu alargamento", mas também em "prevenir o ressurgimento do ISIS".

Blinken não deixou de parte a ideia de que é necessário unir esforços para "fazer mais para proteger os civis palestinianos." e acrescentou que também tem "visto as imagens das crianças palestinianas. Quando vejo isso, quando olho para os seus olhos, também vejo os meus filhos."  Contudo, não deixou de lembrar que o Hamas tem usado essas crianças e os civis "como escudos humanos" pondo-os à frente de escolas, mesquitas, e hospitais que não são mais que quartéis generais.

O político democrata disse ter falado com Benjamin Netanyahu sobre formas de diminuir as mortes civis continuando a atingir os objetivos de Israel, "hoje falámos também sobre continuar o apoio humanitário em Gaza." E congratula-se com o facto de se ter passado "de zero a 100 carrinhas a entrar em Gaza todos os dias", mas assume "ainda não é suficiente".

De futuro, não tem dúvidas a única solução possível é a de dois estados, é a única forma de acabar este ciclo de violência de uma vez por todas" e garantir a segurança e a humanidade, disse no fim da reunião com Benjamin Netanyahu.