Num comunicado conjunto divulgado após um encontro no Estado norte-americano da Florida, Trump e Bolsonaro “reafirmaram a aliança estratégica entre o Brasil e os Estados Unidos, aprofundando a parceria entre os seus dois países”.

“O presidente Bolsonaro e o presidente Trump reiteraram o apoio de seus países à democracia na região, incluindo apoio ao presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e à Assembleia Nacional da Venezuela democraticamente eleita, em seu trabalho para restaurar a ordem constitucional na Venezuela”, lê-se no comunicado.

O texto documenta também a discussão sobre “o apoio aos esforços da Bolívia para a realização de eleições livres e justas”, para além de reforçar “o compromisso com a paz e prosperidade” no Médio Oriente.

“O presidente Bolsonaro elogiou a visão dos EUA para a coexistência pacífica entre o Estado de Israel e um Estado palestino”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Em termos económicos, os presidentes dos dois países “destacaram os potenciais benefícios da ampliação das relações económicas bilaterais para trabalhadores e empresas brasileiros e norte-americanos”.

“Com esse propósito, instruíram seus negociadores de comércio a aprofundar discussões para um pacote bilateral de comércio este ano, visando à intensificação da parceria económica entre os seus dois países”, denota o documento.

No seu encontro, os dois líderes falaram ainda sobre a participação brasileira no programa Operadores Económicos Autorizados a partir de 2021, a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e o programa América Cresce.

Bolsonaro e Trump “também enalteceram outras áreas de cooperação em curso, tais como os setores aeroespacial, de ciência e tecnologia, saúde e inovação”.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.