"Estou muito satisfeita por, após longas negociações nem sempre fáceis, poder ser apresentada uma proposta", disse Angela Merkel durante uma conferência de imprensa em Potsdam.

Ressalvou, no entanto, que o texto tem ainda que ser submetido para aprovação dos deputados britânicos e dos outros 27 países membros da União Europeia.

O Governo britânico aprovou na quarta-feira o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tendo sido encontrada com a União Europeia (UE) uma solução para evitar o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Hoje, o presidente do Conselho Europeu anunciou, em Bruxelas, que prevê convocar uma cimeira extraordinária de líderes da União Europeia a 27 para dia 25 de novembro, para “finalizar e formalizar o acordo de ‘Brexit’” com o Reino Unido.

A primeira-ministra do Reino Unido, Teresa May, está hoje a defender no documento no Parlamento, no mesmo dia em que quatro membros do seu Governo, incluindo o ministro com a tutela do "Brexit", se demitiram por discordarem da solução encontrada.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.