Estes dados sobre o novo tarifário de portagens na rede da Brisa foram divulgados hoje pela empresa que, em comunicado, refere que a atualização tem como referência a taxa de inflação homóloga (no continente e sem habitação) de outubro e o adicional de 0,1% previsto na lei na sequência do limite decretado em 2023, ano em que o aumento das portagens foi limitado para mitigar o impacto da forte subida da inflação então registada.
Segundo a Brisa, 52 das 93 taxas de portagem aplicadas aos veículos da classe 1 são atualizadas em 2025, mantendo-se o preço das restantes (44% do total) face aos valores aplicados este ano.
No comunicado, a Brisa acentua que, tal como tem sucedido no passado, também em 2025 "existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores".
A mesma informação refere que, em 2025, a Brisa prevê investir 64 milhões de euros na sua rede, nomeadamente em obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos.
Comentários