"Bye bye seca" - escreveu no Twitter o Serviço Meteorológico Nacional em Reno, Nevada, que acompanha a evolução do tempo no norte da Califórnia, a área mais atingida pelas chuvas.

Segundo o site US Drought Monitor, o norte do Estado está fora da condição de seca por agora, mas o sul ainda se mantém seco, com 30% do território em estado extremo."No sul da Califórnia tivemos as maiores chuvas dos últimos cinco anos e no norte foram as maiores dos últimos 10 anos", explicou à AFP Tom Fisher, especialista do Serviço Meteorológico Nacional.

Há um ano, praticamente toda a Califórnia lutava para recuperar de uma severa seca de cinco anos, que acabou com as reservas de água, multiplicou incêndios florestais e provocou severas restrições.

As autoridades advertem que ainda é cedo para se cantar vitória e que até abril, quando acaba a temporada de chuvas, será preciso muita água para encher os reservatórios. Ted Thomas, porta-voz do departamento de Recursos de Água do Estado, disse estar "cautelosamente otimista", mas advertiu que o impacto da longa seca não "desaparecerá da noite para o dia".

Os meteorologistas antecipam que após as fortes chuvas desta quinta-feira, que motivaram alertas de inundações, o tempo ficará aberto até a próxima quarta-feira.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.