A urna vai sair da Catedral de Santo Egídio pelas 17:00 locais (a mesma hora em Lisboa) de carro funerário até ao aeroporto acompanhada pela filha da monarca, a princesa Ana, que irá também no mesmo avião para Londres.

Já na capital britânica, após uma viagem pelas ruas da cidade, o caixão ficará em repouso no Palácio de Buckingham em cima de cavaletes na Sala do Arco, até ser transferido para o edifício do parlamento britânico, na quarta-feira.

Entretanto, o Rei Carlos III continua a digressão pelas diferentes nações do Reino Unido após a proclamação no sábado, viajando hoje para Belfast, para o Castelo de Hillsborough, onde visitará uma exposição sobre a relação de Isabel II com a Irlanda do Norte.

Uma vez que não existe um governo autónomo em funções, o Rei irá reunir com o ministro para a Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris, líderes partidários e vai receber a mensagem de condolências do presidente da Assembleia regional.

Acompanhado pela rainha consorte, Camilla, o Rei assistirá a uma missa na Catedral de Santa Ana em honra da Rainha Isabel II e depois reunirá com líderes de várias religiões.

A Rainha Isabel II morreu na passada quinta-feira, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após 70 anos e 214 dias como chefe de Estado do Reino Unido e de mais 14 outros países.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu a 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, após a súbita morte do pai, Jorge VI, que subiu ao trono após a abdicação do irmão, Eduardo VIII, para poder casar com uma divorciada norte-americana, Wallis Simpson.

Após a morte de Isabel II, o seu filho primogénito, de 73 anos, tornou-se rei como Carlos III.