Uma das peças do processo, considerada fundamental pela Câmara Municipal de Aveiro e acordada com a Vougainvest, proprietária do centro comercial, é a celebração de um protocolo entre ambas as entidades visando a melhoria das condições de acessibilidade rodoviária na envolvente.

O protocolo prevê o alargamento do tabuleiro da “variante” (antiga EN109) na passagem superior sobre a Linha do Norte, com ligação em três faixas em cada sentido, junto ao Pingo Doce e o atravessamento inferior à EN109 para peões e bicicletas.

A reestruturação do cruzamento da ex-EN109 com a EN235, que liga a autoestrada A17 e a A1 à cidade de Aveiro, é outra das contrapartidas da ampliação do centro comercial, que será feita para permitir que o tráfego que entra na EN109 vindo da EN235 e se dirige para norte possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na rotunda do Eucalipto.

O eixo de ligação entre aquela rotunda e a rotunda frente à entrada principal do centro comercial será também reformulado e será ainda criado um acesso à zona comercial para quem vem do sul.

Para uma fase posterior, ficaram também definidas com o operador privado a construção de uma nova rotunda na rua Direita de Aradas e a execução da malha viária a nascente do centro comercial, com construção e qualificação da rede viária de ligação à Passagem Superior sobre a Linha do Norte junto à Escola Básica 2,3 de São Bernardo.

De acordo com informação municipal, “a alteração de loteamento, em concreto, da área do lote, área de implantação e área de construção do mesmo, representa um total de mais de 86 mil metros quadrados de intervenção”.

A autarquia, liderada por Ribau Esteves, acrescenta que as obras previstas deverão arrancar no final do primeiro trimestre deste ano.