Segundo uma nota enviada à comunicação social, este prémio insere-se nos 'Startup Europe Awards 2016', uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e apoiada pelo Comité das Regiões e por membros do Parlamento Europeu.

Os 'Startup Europe Awards' "visam valorizar as iniciativas de promoção do empreendedorismo e as políticas e boas práticas empresariais à escala europeia", explica a nota do município.

Já a categoria na qual Lisboa foi premiada, "reconhece o esforço e o apoio ao nível de cidades e regiões na dinamização da atividade empreendedora e de inovação no seu território", tendo como objetivo "premiar a administração pública com o melhor programa/serviço dirigido ao apoio de empreendedores e 'startups' na sua área geográfica de influência", continua o texto.

O prémio foi recebido na capital belga pelo vice-presidente da Câmara de Lisboa~, e vereador com o pelouro da Economia e Inovação, Duarte Cordeiro.

O município refere também que a distinção foi atribuída pelo vice-presidente do Comité das Regiões, Karl-Heinz Lambertz, na presença do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e do comissário europeu para a Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

A mesma nota aponta que "o programa Lisboa Empreende foi criado em 2013 pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com outras entidades públicas e privadas, para apoiar a criação de pequenos negócios", e visa "proporcionar alternativas ao tradicional mercado de trabalho, através do micro investimento no autoemprego".

"Até agora, este programa ajudou à criação de 90 projetos empreendedores (dos quais 48 obtiveram financiamento e os restantes puderam desenvolver-se sem recurso ao crédito), ajudando a criar 225 empregos e um volume de financiamento de 1,2 milhões de euros", acrescenta o comunicado.

Estes prémios são também apelidados de "Eurovisão para 'startups'".