A obra insere-se na segunda fase do processo de revitalização da vila de Moscavide, na fronteira com o concelho de Lisboa, e deverá ficar a cargo de um investidor privado, segundo adiantou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU).

“Estamos a procurar lançar um concurso em que haja um investidor privado, que suporte esse investimento e que fique, depois, com a possibilidade de explorar um espaço comercial durante alguns anos”, explicou o autarca.

Bernardino Soares perspetiva que o concurso público para a construção do futuro mercado de Moscavide possa estar concluído no final deste ano, podendo depois iniciar-se a obra.

“Queremos encontrar uma solução, que não é original e que tem sido muito usada noutros municípios, no sentido de termos um novo mercado, mantendo a vitalidade que o mercado de Moscavide tem, mas com uma oferta de estacionamento e com outro enquadramento e modernização que lhe garanta não só ser um ponto de atração forte de toda a zona oriental, mas também uma solução para o problema de estacionamento”, sublinhou.

A autarquia perspetiva criar cerca de 300 novos lugares, reconhecendo que o problema de estacionamento em Moscavide será "sempre crónico": “Moscavide será sempre uma freguesia castigada pela falta de estacionamento porque não tem para onde crescer”, lamentou.

O autarca referiu ainda que o município está a discutir com as entidades de Moscavide e irá fazê-lo também com a população se a prioridade de intervenção naquela freguesia deve abranger a revitalização da praceta José Gouveia ou o jardim público da vila.

Esta discussão irá ser feita entre sexta-feira e sábado durante uma presidência aberta que o executivo municipal realiza na vila de Moscavide.

A iniciativa, que já percorreu outras localidades do concelho, pretende “aproximar a gestão municipal das realidades locais”.

O programa de visita a Moscavide inclui, entre outras coisas, uma visita ao centro de saúde, ao Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, ao centro paroquial, a várias escolas e uma reunião com parceiros para apresentação da 2.º fase da revitalização urbana.