O ministro do Território da Capital Australiana, Andrew Barr, disse que a medida "está em vigor agora e ficará em vigência enquanto Camberra estiver em risco".

A medida constitui uma preparação para as condições climáticas previstas para os próximos dias, quando os incêndios podem afetar os subúrbios do sul da capital australiana. A situação "pode se tornar incontrolável", alertou Barr.

"Um estado de emergência é o sinal mais forte que podemos enviar à comunidade local para que possa se preparar e preparar suas famílias".

A última vez que um estado de emergência foi declarado no Território da Capital Australiana foi em 2003, quando incêndios destruíram cerca de 500 casas.

A principal ameaça vem de um grande incêndio no vale de Orroral, que já transformou cinzas cerca de 18.000 hectares de matagal numa área remota.

Espera-se que a onda de calor chegue a Melbourne e Camberra na sexta-feira, e que os termómetros em Sydney registrem temperaturas de até 45 graus Celsius no fim de semana.

As autoridades dizem que o calor escaldante, acompanhado por ventos secos, traria condições severas de incêndio florestal para partes de Nova Gales do Sul e Victoria, dois estados onde ainda existem mais de 80 focos de incêndios.