Carlos Lopes Pires vai substituir neste cargo Marco Capitão Ferreira, que se demitiu do Governo no passado dia 7 de julho, dia em que foi constituído arguido no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”. Ferreira é suspeito dos crimes de corrupção e participação económica em negócio.

“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação de Carlos Alberto Raheb Lopes Pires como novo Secretário de Estado da Defesa Nacional do XXIII Governo Constitucional. A posse está prevista para amanhã, quinta-feira, 20/7, pelas 19h00 no Palácio de Belém”, lê-se na nota divulgada pela Presidência da República.

Carlos Lopes Pires é o atual diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, que integra o sistema de informações do país. Diplomata de carreira, nascido em Beirute, é licenciado em relações internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e com mestrado em Estudos Europeus pela London School of Economics. Carlos Lopes Pires tomará posse na quinta-feira, divulgou hoje a Presidência da República.