Até ao momento, a conta @lacasablanca mostra apenas uma mensagem de boas-vindas e outra a celebrar o cumprimento de uma das promessas de Donald Trump, a nomeação do juiz Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

.

A conta de Twitter da Casa Branca em espanhol é, no entanto, o único canal oficial da presidência americana em idioma espanhol.

A versão em espanhol da página 'web' da Casa Branca, que continha desde decisões a discursos traduzidos em espanhol, desapareceu da Internet pouco depois de o novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter sido investido no cargo, no dia 20 de janeiro.

Agora, quando se tenta aceder à página www.whitehouse.gov/espanol, encontra-se a mensagem “Lamentamos, a página que procura já não existe” em inglês e espanhol (“Sorry, the page you’re looking for can’t be found / Disculpa, la página que estás buscando no puede encontrarse”).

A versão em espanhol dessa página foi pela primeira vez criada nos meses seguintes à chegada ao poder do agora ex-presidente Barack Obama, e até alguns dias antes da tomada de posse de Trump tinha um ‘blog’ dedicado a temas de interesse da comunidade hispânica.

O novo Governo Trump, no qual não há qualquer latino em cargos de responsabilidade, ordenou também o encerramento de outros instrumentos de comunicação em espanhol, como a conta @LaCasaBlanca, na rede social Twitter, que agora voltou ao ativo, e uma página de Facebook.

A supressão da página causou algum mal-estar entre a comunidade hispânica e chegou mesmo a merecer uma reação crítica do ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Alfonso Dastis. No entanto, de acordo com o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, poderá demorar algum tempo, mas há uma equipa de especialistas a trabalhar para voltar a colocar esta página no ativo.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.