“Entre janeiro e agosto de 2024, o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu 4.837 chamadas que necessitaram de intervenção psicológica, o que representa uma média mensal de 604 ocorrências”, adiantou o instituto em comunicado.
Criado em 2004, o CAPIC é atualmente constituído por uma equipa de 31 psicólogos clínicos com formação específica em intervenção em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.
Segundo o INEM, estes profissionais garantem o apoio psicológico às chamadas telefónicas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) 24 horas por dia e, quando necessário, deslocam-se aos locais através das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
Os dados hoje divulgados a propósito do Dia Nacional do Psicólogo, que se assinala na quarta-feira, indicam que, nos primeiros oito meses de 2024, o CAPIC recebeu menos 650 chamadas do que no período homólogo de 2023, sendo que 64% dos utentes que recorreram a esse serviço eram do sexo feminino.
“Comportamento suicidário, alteração emocional ou do comportamento ou incidente crítico foram os principais motivos que levaram ao contacto com este serviço do INEM”, avançou o instituto.
Já a UMIPE tem registado um aumento do número de ativações face a 2023, tendo sido acionada para 922 situações este ano, mais 292 do que no mesmo período do ano anterior.
O acionamento destas unidades móveis pode acontecer em situações como o início do processo de luto na sequência de morte inesperada ou traumática, assistência a vítimas de sinistros ou a seus familiares e amigos, situações de risco iminente de suicídio, emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros ou intervenção com vítimas de abuso ou violação sexual, adiantou o INEM.
O CAPIC pode ser contactado através do Número Europeu de Emergência – 112.
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