Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, fonte oficial da Instituição Projeto Alkantara, promotora do evento, afirmou que a iniciativa vai contar com cerca de 170 estudantes universitários da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia, Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e da Federação Académica de Lisboa, e realiza-se na quarta-feira, das 14:00 às 18:00.

"Os moradores têm-se mostrado mobilizados para a participação nesta ação solidária e encontram-se entusiasmados pela vinda dos estudantes universitários. Inúmeros moradores já se comprometeram em ajudar efetivamente nesta iniciativa amanhã [quarta-feira], através das reuniões da Comissão de Moradores do Bairro do Loureiro realizadas anteriormente à ação", adiantou a mesma fonte.

"Entre outros pontos, este projeto pretende assinalar o 20.º aniversário do realojamento dos moradores do antigo Casal Ventoso, promovendo a melhoria dos lotes e espaços comuns, fomentar a união e o espírito de cidadania entre os moradores, o empreendedorismo social, a empregabilidade, a educação para todos e realizar diversas iniciativas ligadas à arte urbana para uma maior abertura dos Bairros do Loureiro e do Cabrinha ao exterior", lê-se no comunicado enviado às redações pela Instituição Projeto Alkantara.

A iniciativa é promovida no âmbito do projeto "Casal Ventoso Sempre", aprovado pelo Programa BIP/ZIP 2018/2019, da Câmara Municipal de Lisboa, sendo que a entidade promotora é a Instituição Projeto Alkantara, dá conta a mesma nota.

O evento conta assim com a colaboração da entidade promotora, da Gebalis (que vai fornecer os materiais de pintura e as tintas), da Junta de Freguesia de Campo de Ourique e dos parceiros do projeto "Casal Ventoso Sempre".