"Hoje é um dia de períodos de chuva ou aguaceiros, que vão ser por vezes fortes na região sul, sendo de um modo geral fracos na região norte", disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café, que referiu ainda uma descida da temperatura máxima de quatro a seis graus.
Está em vigor o aviso amarelo de precipitação para os distritos de Faro, Beja e Setúbal até às 12:00, havendo também um aviso de vento até à mesma hora, com rajadas que podem chegar até 80 quilómetros por hora, e um aviso agitação marítima amarelo, com ondas de sueste que podem chegar a dois metros, explicou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Entre as 06:30 e as 07:00, houve "uma situação com precipitação mais intensa" na costa sul do Algarve, com granizo.
"É uma linha de instabilidade que vem a deslocar-se para norte e já está nos distritos de Beja e Setúbal, mas com menos intensidade", explicou o especialista, acrescentando que a situação de chuva terá sido mais intensa em Faro.
Quanto às temperaturas, as máximas vão variar entre 18 e 23 graus, sendo um pouco mais elevadas no norte e centro, entre 23 e 25 graus.
"Há condições favoráveis para a ocorrência de trovoada, também em especial na região sul, e os aguaceiros podem ser acompanhados de granizo, principalmente durante a manhã", disse Bruno Café.
O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante leste e temporariamente do quadrante norte, a norte do Cabo Carvoeiro, a partir da tarde, e moderado a forte no Algarve, até início da tarde, em alguns locais.
Para domingo, segundo as previsões do IPMA, mantêm-se os períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos na região sul, e depois diminuem de frequência.
Ainda irão manter-se as condições para a ocorrência de trovoada, em especial no sul, até final da manhã de domingo, e o vento deverá enfraquecer no Algarve.
É esperada uma subida da temperatura máxima nas regiões centro e sul, de quatro a seis graus.
Comentários