O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, cumprimentou António Costa às 16:45 (15:45 de Lisboa) e os dois passaram revista às tropas na Praça de San Pablo, depois serem tocados os hinos nacionais dos dois países.

O chefe do Governo português chegou alguns minutos depois da hora prevista devido ao facto de ter viajado de carro a partir de Chaves, distrito de Vila Real, tendo atravessado zonas onde caiu neve e choveu em abundância, segundo fonte diplomática.

Algumas dezenas de funcionários das prisões espanholas em luta por melhores condições manifestavam-se de forma ruidosa numa rua ao lado, com as forças da ordem a impedirem a sua entrada na praça onde se realizava a cerimónia de boas-vindas.

A cimeira propriamente dita iniciou-se cerca das 17:00 (16:00 em Portugal) com uma série de reuniões de trabalho em que cada ministro está reunido, de forma bilateral, com o respetivo homólogo, sendo o encontro mais importante o dos dois chefes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez.

Às 18:15 (17:15 em Lisboa) está prevista uma reunião plenária, com a presença de todos os ministros, e às 19:05 serão assinados vários acordos, não tendo a lista desses compromissos sido ainda divulgada.

As políticas de desenvolvimento das regiões pobres na fronteira dos dois países é o tema principal que está a ser debatido.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.