O encontro começa 16:30 (15:30 em Lisboa) com os membros do Governo português liderados por António Costa a serem recebidos com honras militares na Plaza de San Pablo da capital da Comunidade Autónoma de Castela e Leão, segundo a agenda divulgada por Madrid.
Os dois executivos vão ainda tirar a habitual fotografia de família na fachada da igreja de San Pablo, antes de, às 16:50 (15:50 em Lisboa), se iniciarem uma série de reuniões de trabalho em que cada ministro se vai reunir, de forma bilateral, com o seu congénere do outro país da Península Ibérica, sendo o encontro mais importante o que se vai realizar entre os dois chefes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez.
O líder socialista do executivo espanhol tomou posse em 2 de junho último, sendo assim a primeira vez que se encontra com o português no encontro anual entre os dois países.
Às 18:15 (17:15 em Lisboa) haverá uma reunião plenária, com a presença de todos os ministros, e às 19:05 serão assinados vários acordos, não tendo a lista desses compromissos sido ainda divulgada.
António Costa indicou na semana passada que as políticas de desenvolvimento das regiões pobres que ficam nas zonas da fronteira dos dois países serão os temas a tratar na reunião.
"A relação com Espanha é central para o desenvolvimento do interior e para deixarmos de ter esta visão das regiões de fronteira como interior, mas para podermos vê-las como uma centralidade neste mercado ibérico", disse na ocasião.
A conferência de imprensa de conclusão da cimeira, com António Costa e Pedro Sánchez, está prevista para as 19:25 na Capela de San Gregotio e, em seguida, os dois assinam o Livro de Ouro do município de Valhadolid, no Museu Patio Herreriano de Arte Contemporânea.
A cimeira bilateral anterior realizou-se em Vila Real a 29 e 30 de maio de 2017, quando o Governo espanhol era dirigido por Mariano Rajoy, do Partido Popular (direita).
Comentários