Na reunião quinzenal do executivo, presidido pelo socialista Manuel Machado, foi aprovada por unanimidade a adjudicação do fornecimento dos veículos e carregadores de baterias à Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro (UIC), que venceu o concurso pelo valor global de 634.680 euros, incluindo IVA de 23%.

Com lotação de 19 lugares, os dois miniautocarros têm seis metros de comprimento, motor com 125 KW de potência e baterias com capacidade de 66 Kwh (quilowatt-hora).

Na proposta discutida e votada, a autarquia realça a sua “aposta de renovação da frota dos SMTUC com veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental”.

“Até à entrega do relatório final da operação, os SMUTC comprometem-se a abater um autocarro em fim de vida por cada autocarro elétrico recebido”, acrescenta.

Este procedimento, segundo o documento distribuído aos jornalistas, resulta de uma candidatura da Câmara de Coimbra ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), aprovada em janeiro de 2017, para “promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”.

O contrato foi assinado por Manuel Machado, numa cerimónia realizada em Lisboa, em 21 de julho do ano passado, na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

Nessa altura, foi também iniciado o procedimento para a compra de oito autocarros elétricos, que já tem visto prévio do Tribunal de Contas, os quais serão entregues aos SMTUC até abril de 2019.

A única proposta inicialmente apresentada para fornecimento dos dois miniautocarros elétricos de seis metros tinha sido excluída pelo executivo.

Após a abertura de um novo concurso público internacional, a proposta de adjudicação à UIC foi hoje aprovada.

Nos últimos cinco anos, a autarquia “tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que se traduziu num reforço de mais de 40 autocarros, sendo dois híbridos e 10 elétricos, num investimento de cerca de nove milhões de euros, para além de suportar integralmente o custo social dos transportes”, superior a nove milhões de euros por ano.

Também por unanimidade, a Câmara Municipal decidiu avançar com outra candidatura ao POSEUR para reforçar a frota dos SMTUC com 14 novos autocarros elétricos.

O investimento previsto rondará os seis milhões de euros, incluindo a aquisição dos sistemas de carregamento e a assistência técnica para estes veículos de transporte público de Coimbra.