Segundo fontes ligadas ao setor da aviação, o Boeing 757-200 (752) da companhia aérea norte-americana “reportou um 'Bird Strike' durante a descolagem com falha de motor” e “declarou emergência”. A aeronave regressou ao Aeroporto do Porto, no qual aterrou em segurança, estando todos os passageiros bem.
Fonte do gabinete de imprensa da ANA - Aeroportos de Portugal avançou anteriormente à Lusa que o avião aterrou em segurança no Aeroporto Sá Carneiro, no distrito do Porto, e que os “passageiros estão todos bem”.
A Autoridade da Proteção Civil do Porto confirmou também anteriormente à Lusa, por seu turno, que foi ativado às 12:44 o “alerta de nível número 1” - que obriga 11 corporações da zona do aeroporto a colocarem em prevenção no quartel um veículo cada -, devido a um “problema numa aeronave” no Aeroporto de Sá Carneiro.
“Os bombeiros ficaram de prevenção, mas não chegaram a sair para o terreno. A ocorrência foi fechada às 13:19", disse a mesma fonte da Autoridade da Proteção Civil do Porto.
O gabinete de imprensa da PSP confirmou igualmente que, pelas 12:45, foi recebido um “alerta de uma emergência de aeronave em voo” no Aeroporto Sá Carneiro e que por volta das 13:10 a ocorrência foi encerrada “com a aterragem da aeronave em segurança”.
Fonte da ANA – Aeroportos de Portugal descreveu à Lusa que um avião da United Airlines, que se deslocava do Porto para os Estados Unidos, “voltou para trás devido a problemas técnicos”, mas “aterrou sem problemas”.
“O comandante declarou emergência a bordo, durante a descolagem, devido a um problema no motor. [O avião] esteve algum tempo em espera [no ar] e aterrou. Já foi concluída a emergência”, explicou fonte oficial da NAV - Navegação Aérea de Portugal, referindo que o incidente aconteceu pelas 11:00.
A United Airlines é considerada a terceira maior companhia aérea dos EUA, com uma frota de 708 aviões.
Comentários