Segundo a Reuters, a polícia recebeu relatos de um descarrilamento de comboio perto de Stonehaven, na Escócia, às 09h43 desta quarta-feira.

O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo.

De acordo com as autoridades, tratou-se de um descarrilamento, mas não se conhecem os pormenores.

"Estamos envolvidos num incidente na linha de caminho de ferro, em Stoneheaven, Aberdeenshire, onde um comboio se descarrilou", referiu a polícia responsável pelos transportes britânicos numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

"Os agentes foram chamados para a linha [de caminho de ferro] às 09:43 [mesma hora em Lisboa] e encontram-se junto das ambulâncias e dos bombeiros", acrescentou a polícia, que não forneceu dados sobre possíveis vítimas.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, referiu já que este é um "incidente extremamente sério". "Recebi um relatório inicial da Network Rail e dos serviços de emergência e estou a ser mantida em atualização. Todos os meus pensamentos estão com os envolvidos", frisou.

No Twitter, vídeos mostram fumo junto de uma área florestal, bem como ambulâncias e um helicóptero no local. Segundo a BBC, estiveram presentes cerca de 30 veículos de emergência.

Ainda não é conhecida a causa do descarrilamento, mas durante a madrugada a Escócia registou fortes chuvas, que provocaram inundações, nomeadamente na zona do acidente, tendo inicialmente provocado atrasos nas ligações ferroviárias.