A Eid al-Fitr, que significa “celebração do fim do jejum”, começa esta segunda-feira. Para os muçulmanos, este dia marca o fim de um mês de jejum desde o amanhecer até ao pôr-do-sol, bem como a reflexão espiritual e a oração.

Habitualmente, o dia começa com orações e uma grande refeição é normalmente o evento principal, mas há muitas outras formas de as pessoas celebrarem a data. Por exemplo, é comum ver-se pessoas a abraçarem-se no meio da rua: homens abraçam homens, mulheres abraçam mulheres — mesmo que sejam desconhecidos.

Nos últimos dois anos houve restrições nas celebrações, devido à pandemia, mas agora já se assiste a um retomar da tradição na sua totalidade.

A nível religioso esta é uma celebração de apenas um dia, mas em muitos locais é costume ser realizado um festival ao longo de três dias.

Assim, o Eid al-Fitr é por vezes referido como a "Festa do Açúcar", já que se comem sobremesas como uma grande parte da refeição no festival.

Por outro lado, este dia envolve também um tipo específico de oferta de caridade chamado Zakat al-Fitr — que pode ser dada com antecedência para que os necessitados também possam participar na celebração do Eid.