Já não é a primeira vez que a estrela internacional mobiliza jovens para as eleições. Em setembro do ano passado, Taylor Swift encorajou os seus seguidores de Instagram a registaram-se para votar nas eleições norte-americanas e em poucas horas 35.000 registos foram feitos, tendo sido uma subida 23% em registos relativamente a 2022.
Swift estará em digressão na Europa, a partir de 9 maio em Paris, Dia da Europa, um mês antes das Eleições Europeias de 6 a 9 de junho de 2024. Vai depois passar por outros Estados-membros nomeadamente: Suécia, Portugal, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Itália, Alemanha, Polónia e Áustria.
O apelo de Margaritis Schinas ocorreu durante uma comunicação sobre os resultados do Ano Europeu da Juventude (2022), em conferência de imprensa, terça-feira, em Bruxelas, no qual falou sobre "a importância da participação dos jovens europeus nas eleições europeias deste ano".
"Agora é o momento de eles [jovens)]terem uma palavra a dizer nas urnas, de atribuírem elogios ou culpas às políticas europeias. E, portanto, é crucial, penso eu, que tenhamos, como tivemos em 2019, um alto nível de participação dos jovens europeus nas eleições de junho", disse.
"Ninguém consegue mobilizar a juventude melhor do que os jovens, é assim que funciona", afirmou Schinas que referindo-se depois à estrela internacional.
"Só para vos dar um exemplo: Taylor Swift fez, em setembro passado, um apelo nas redes sociais aos jovens norte-americanos para se registarem para votar. No dia seguinte à sua publicação, 35 mil jovens norte-americanos tinham-se registado para votar", explicou.
"A Taylor Swift vai estar na Europa em maio. Por isso, espero sinceramente que ela faça o mesmo pelos jovens europeus e que alguém da sua equipa de comunicação acompanhe esta conferência de imprensa e lhe transmita este pedido", acrescentou.
Recorde-se que a participação nas eleições para o Parlamento Europeu tem sido historicamente baixa nos diferentes países membros. Em 2019, a taxa de participação foi de 50,66%, a primeira vez que ultrapassou o limiar de 50%, desde 1994. De acordo com um inquérito do Eurobarómetro, o aumento deveu-se na maioria à participação dos jovens.
Este ano, cinco Estados-membros - Bélgica, Grécia, Alemanha, Malta e Áustria - vão permitir que os cidadãos maiores de 16 anos votem, na esperança de conseguir mais eleitores e revigorar o exercício democrático no velho continente.
A cantora norte-americana vai estar em Portugal nos dias 24 e 25 de maio de 2024, no Estádio da Luz, pela primeira vez de sempre no país.
Comentários