De acordo com o Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “o consumo global em agosto foi de 4.570 GWh, valor inferior ao registado no mês anterior em cerca de 8,7%. Relativamente ao mês homólogo, o consumo mensal global apresentou um aumento de 11,4%”.

Já quanto ao consumo médio diário, no mês em análise, observou-se uma variação negativa de 8,7% relativamente ao mês anterior.

O mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 5,5 milhões de clientes, em agosto, com uma redução líquida de cerca de 8.150 clientes face a julho de 2022, mas um crescimento de aproximadamente 1% face ao mesmo mês do ano passado.

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (72,6%) e em consumo (42,2%).

No entanto, face a julho, a quota da EDP diminuiu 0,2 pontos percentuais em número de clientes.

A EDP manteve a liderança no segmento de clientes industriais (25,7%), com uma subida de 0,4 pontos percentuais da quota de mercado face a julho.

Já o segmento dos grandes consumidores é liderado pela Endesa (22,5%), apresentando um acréscimo de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior.

A concentração de mercado, em relação ao mês anterior, reduziu 0,5 pontos percentuais em número de clientes e 0,8 pontos percentuais em termos de consumo.

Consumo de gás natural no mercado livre desce 16,8% em agosto

O consumo de gás natural no mercado liberalizado desceu 16,8%, em agosto, em termos homólogos, para 2.727 gigawatts-hora (GWh), e diminuiu 1% face ao mês anterior, divulgou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o Boletim do Mercado Liberalizado de Gás Natural, divulgado pela ERSE, “o consumo mensal global no mês de agosto foi de 2.727 GWh, valor inferior ao registado no mês anterior em 1%. Relativamente ao mês homólogo, o consumo mensal global apresentou uma variação negativa de 16,8%”.

Já o consumo diário médio diminuiu também 1% relativamente ao mês anterior e 16,8% face ao mesmo mês do ano passado.

O mercado livre alcançou um número acumulado de mais de 1,3 milhões de clientes em agosto, com um crescimento líquido de cerca de 200 clientes face a julho.

Em termos de quota de mercado, a Galp manteve a posição como principal operador no mercado livre em consumo (49,7%), enquanto a EDP Comercial manteve a posição de liderança em número de clientes (48,6%), apesar da quebra registada desde agosto de 2020.

A Galp manteve também a liderança no segmento de clientes industriais (44,2%) e no segmento dos grandes consumidores (53,9%), com um decréscimo de 0,5 e de 0,3 pontos percentuais, respetivamente.

A EDP mantém a liderança no segmento das pequenas e médias empresas (PME) (45%) e no segmento residencial (46,7%), registando uma descida de 0,2 e de 0,1 pontos percentuais, respetivamente, face ao mês anterior.

Segundo a ERSE, em agosto, a concentração de mercado em número de clientes foi menor que a concentração em termos de consumo.