O aviso laranja naqueles distritos do interior norte de Portugal continental está ativo desde sábado, face à previsão de nevoeiro persistente, “em especial em zonas de vale, com formação de sincelo”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso é válido até às 12h00 de hoje.
Sincelo é um fenómeno meteorológico que resulta da congelação de nevoeiro, dando origem a “depósitos de gelo, constituídos por grãos mais ou menos separados por bolhas de ar, às vezes com ramificações cristalinas”, de acordo com a página do IPMA.
Assim, é possível ver pedaços de gelo suspensos dos beirais dos telhados, das árvores ou das plantas e que resultaram da congelação da chuva ou do orvalho.
O fenómeno confunde-se muitas vezes com neve e, apesar das paisagens que cativam, traz um perigo acrescido: as estradas também podem acumular gelo.
Apesar destas condições, o IPMA não prolongou, contudo, o aviso amarelo por causa do tempo frio que esteve em vigor nestes quatro distritos até terça-feira.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de três e alerta para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado em que as populações devem manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir a orientações da Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil (ANEPC).
Comentários