Pelo menos 120 pessoas morreram este sábado e cerca de 100 ficaram feridas num tumulto durante as comemorações de Halloween no centro de Seul, a capital da Coreia do Sul, onde milhares de pessoas se aglomeravam em ruas estreitas, informaram as autoridades.

O responsável do departamento dos bombeiros, Choi Seong-beom, disse que o incidente ocorreu por volta das 22h22 locais de sábado e que muitas das vítimas foram pisadas até à morte.

"O alto número de vítimas resultou do facto de que muitos foram pisados durante o evento de Halloween", disse Choi, que acrescentou que o número de óbitos poderia aumentar.

Antes, as autoridades disseram que 50 pessoas tinham sofrido paragens cardíacas, e que mais de 140 ambulâncias tinham sido enviadas ao local para prestar socorro às vítimas.

O Presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, emitiu uma declaração a apelar aos funcionários para assegurarem um rápido tratamento aos feridos e reverem a segurança dos locais de festividade.

Também instruiu o Ministério da Saúde para enviar rapidamente equipas de assistência médica em caso de catástrofe e garantir camas no hospital vizinho para tratar os feridos.

Os meios de comunicação locais disseram que cerca de 100.000 pessoas afluíram às ruas de Itaewon para as festividades de Halloween, que foram as maiores desde o início da pandemia de covid-19.