"Por enquanto mantém-se o programa, no entanto, estamos permanentemente a acompanhar a evolução das previsões e estamos atentos ao que se vai passar amanhã [domingo]", disse o governante.

O secretário regional falava no final da tradicional cerimónia de construção do "Muro da Esperança" na Praça do Município, um cortejo de crianças que depositam uma flor no muro em sinal de esperança por um mundo melhor e que este ano decorreu sob chuviscos.

Eduardo Jesus não excluiu a possibilidade de o cortejo vir a ser adiado devido às condições meteorológicas e assegurou que, caso seja essa, a decisão será "comunicada a tempo".

O Governo Regional da Madeira investiu 422 mil euros na organização da Festa da Flor/2017, evento que começou na quinta-feira e que se prolonga até ao dia 21 de maio, período em que, segundo o executivo, a taxa de ocupação hoteleira rondará os 90%.

Segundo o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, no primeiro fim de semana a taxa de ocupação hoteleira prevista é de 93%, no segundo de 86% e no último 91%, de acordo com uma consulta efetuada juntos dos hotéis no dia 18 de abril.

O evento - um dos maiores cartazes turísticos da Madeira - promove diversas atividades culturais, com incidência na cidade do Funchal, sendo marcado por três pontos altos: a Construção do Muro da Esperança (que decorreu hoje), o Cortejo Alegórico da Flor (no domingo) e o Desfile de Carros Clássicos (a 14 de maio).

A organização da Festa da Flor evolve 3.500 pessoas, das quais 1.400 participam no grande cortejo alegórico, onde vão desfilar dez grupos, incluindo um oriundo de Free State, África do Sul.

A Festa da Flor, por ser um evento que faz parte do calendário anual de animação turística e um dos principais cartazes turísticos da Região Autónoma da Madeira, é apoiada pelo Governo Regional com 232.254,00 euros (55% do total da verba atribuída ao evento) para os onze projetos participantes.

A Associação de Animação Geringonça (com o tema "Encanto das Flores"); Maria Isabel Borges ("Dreamland"); Associação Cultural Império da Ilha ("Os jardins da Império"); Associação ANIMAD ("Gloss de Primavera"); João Egídio ("Madeira, uma flor de flores"); Graziela Martins ("Flores de Sonho); João Nunes Atanázio ("Madeira, ilha das flores"); Escola de Samba Caneca Furada ("Madeira florida"); Associação Fura Samba ("Jardins, a beleza dos sonhos") e João Mendes ("Borboletas de sonho") são os grupos e os projetos participantes no cortejo alegórico de domingo.

A 14 de maio terá lugar o "Madeira auto parade - 2017" organizado pela Associação The Classic Motor Exhibition - ACME.

A origem da Festa da Flor remonta a 1954, quando o Ateneu Comercial do Funchal realizou a Festa da Rosa, mas, em 1979, a Direção Regional de Turismo decidiu trazê-la para a rua com o figurino que, no essencial, ainda se mantém - Muro da Esperança; Cortejo Alegórico, concursos e tapetes florais e animação musical.