"Mantive uma conversa muito positiva com Narendra Modi. Estamos a trabalhar afincadamente na preparação de um encontro de líderes entre União Europeia e Índia, no Porto, em 8 de maio, que seja histórico", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Na mesma mensagem, o primeiro-ministro de Portugal, país preside ao Conselho da União Europeia até junho, afirmou também que o objetivo desta cimeira é "fortalecer o diálogo estratégico entre os dois maiores espaços democráticos do mundo, relançar o comércio e o investimento e aprofundar a cooperação entre a União Europeia e a Índia em áreas decisivas como o digital, a conectividade, a saúde e a ação climática".

"Também discutimos a questão das vacinas. A União Europeia e a Índia têm interesse em reforçar uma cooperação mutuamente benéfica", salientou o primeiro-ministro.

Neste ponto - e na mesma linha das posições que têm sido defendidas pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres -, o líder do executivo português realçou que "alcançar a imunização global exigirá solidariedade entre países e continentes".

"Nenhum país estará seguro até que todos estejam seguros", acrescentou António Costa.