As pessoas a partir dos 23 anos já podem fazer o autoagendamento que permite marcar a vacinação contra a covid-19. O website já conta com a informação atualizada: colocando uma data de nascimento a partir de 1998 é possível agendar a vacina.

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 30 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43, 37, 35, 33, 30 e 27.

Além do alargamento da vacinação a pessoas acima dos 25 anos, recentemente já tinha sido anunciado que Portugal vai acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta. A 'task force' da vacinação contra a covid-19 confirmou hoje que na semana entre 5 e 11 de julho foram administradas um milhão de vacinas aos residentes em Portugal continental.