"Na semana de 5 a 11 de julho, foram administradas um milhão de vacinas contra a COVID-19 aos residentes em Portugal continental, um resultado que superou a estimativa inicial de 850 mil inoculações", revela a 'task force' da vacinação contra a covid-19 em comunicado à imprensa enviado ao SAPO24.

Segundo a equipa, o "ritmo de vacinação excecionalmente elevado" deveu-se à "grande disponibilidade de vacinas" e também à decisão tomada de "antecipar para oito semanas o intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca", visto que antes o hiato era de 12 semanas.

“Este foi um esforço adicional feito para reforçar a segurança de todos, numa altura de agravamento da situação epidemiológica no país”, refere o comunicado da ‘task force’, que agradece a “vontade, compreensão e tolerância de todos os portugueses” e atribuiu esta marca “à entrega de todos os envolvidos”, nomeadamente os 4.700 profissionais de saúde e funcionários de diversas entidades.

A vacinação contra a covid-19 teve início no país em 27 de dezembro de 2020, tendo já sido administradas mais de 9,7 milhões de vacinas.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.164 pessoas e foram registados 909.756 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.