De todo o modo, declarou Clélio Meneses em conferência de imprensa, esta é uma medida "adequada, necessária e responsável" nesta fase, sendo necessário o "envolvimento de todos", entre responsáveis políticos, médicos e população em geral.

A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, vai ficar sob cerca sanitária a partir das 00:00 de quinta-feira e até 08 de dezembro, e a população vai ser testada, foi revelado na terça-feira.

O secretário da Saúde defendeu que é altura agora de se avançar "do tempo do medo para a responsabilidade", apelando aos "cuidados a ter" dos cidadãos e ao "respeito pelas regras de convívio social".

"Estamos a fazer tudo para salvaguardar a saúde pública", acrescentou Clélio Meneses, lembrando que está em funções há seis dias e há uma "imensidão de questões" referentes à pandemia, e não só, a ter em conta.

Por freguesias, a vila piscatória de Rabo de Peixe, com cerca de 10 mil habitantes, é a que regista mais casos (61) nos Açores.

O novo coordenador de saúde pública nos Açores havia já dito à agência Lusa que Rabo de Peixe é a única freguesia da região onde os casos de covid-19 "continuam a aumentar de forma continuada".

O objetivo da testagem das perto de 10 mil pessoas é, declarou Gustavo Tato Borges, "criar um tampão na transmissão da doença" na freguesia.

Na terça-feira, os Açores tinham 421 casos ativos e 37 cadeias de transmissão ativas do novo coronavírus, sendo 26 em São Miguel, oito na Terceira, uma partilhada entre São Miguel e São Jorge, uma no Pico e outra em São Jorge.

Foram detetados até hoje na região 1.044 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e registados 17 óbitos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.468.873 mortos resultantes de mais de 63,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.577 pessoas dos 300.462 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

(Artigo atualizado às 13:22)

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.