No dia em que os recordes de mortos, internados e novos casos de covid-19 voltaram a ser ultrapassados em Portugal, o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto, está a preparar-se para receber os cinco primeiros doentes provenientes do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, no distrito de Lisboa, adiantou ao SAPO24 fonte hospitalar.

Estes cinco doentes com covid-19 vão, assim, ser recebidos no maior hospital do Norte, cuja capacidade é ainda flexível. Não foi ainda possível apurar se estas pessoas serão internadas em unidade de cuidados intensivos.

A região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, onde se integra o Hospital Beatriz Ângelo, registou hoje o maior aumento de casos e  de mortes no país. Em Lisboa e Vale do Tejo, nas últimas 24 horas, somaram-se 4.291 novos casos de infeção e morreram 44 pessoas, para um total de 152.634 casos e 2.645 mortos desde o início da pandemia.

Ainda segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), a centena de óbitos foi hoje ultrapassada, com 118 mortos relacionados com a covid-19, doença que levou ao internamento de 3.451 pessoas, tendo sido também registados mais 10.176 novos casos de infeção, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, em março de 2020.

O estado de emergência foi renovado até 15 de janeiro e ficou proibida a circulação entre concelhos do continente, entre as 23:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira.

Foi ainda decretado que em 253 concelhos do continente os habitantes estão sujeitos a recolher obrigatório e consequente proibição de circulação na via pública no sábado e no domingo a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte.

O Hospital Beatriz Ângelo serve uma população de cerca de 278 mil habitantes nos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Sobral de Monte Agraço.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.