"É mais um dia sem casos na Madeira e temos de estar satisfeitos com isso", afirmou Pedro Ramos, na conferência de imprensa diária sobre a pandemia da covid-19 no arquipélago.
A vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, revelou, por seu lado, que a Madeira tem identificados 1.350 casos suspeitos, dos quais 1.090 foram excluídos por terem tido resultados negativos, existindo 176 casos que aguardam resultados laboratoriais.
"Desde ontem, não há novos casos para covid-19 a reportar, sendo, então, o sexto dia consecutivo sem casos na Região Autónoma da Madeira. Mantêm-se os 86 casos positivos identificados desde o dia 16 de março e os 43 casos recuperados", adiantou Bruna Gouveia.
Dos 43 doentes que ainda mantém a infeção ativa, 42 cumprem isolamento profilático no seu domicílio ou em unidade hoteleira designada com "sintomas ligeiros".
"Um doente permanece na unidade de internamento dedicada ao covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça e o seu estado é estável e cumpre o tratamento para a sua condição de saúde", referiu.
"Em relação à vigilância epidemiológica, no que diz respeito à cadeia de transmissão identificada na freguesia de Câmara de Lobos, a atualização permite-nos dizer que, além dos 31 testes que foram positivos, foram já efetuados 602 testes com resultado negativo", explicou
Bruna Gouveia revelou ainda que a região já processou 3.634 amostras para teste à covid-19, salientando que este valor corresponde 3.252 utentes que "já foram testados para esta doença e, destes, mantém-se uma percentagem de negativos de 92% dos testes".
Em vigilância ativa encontram-se 385 pessoas e em vigilância passiva 15 pessoas.
A Linha de Acompanhamento Psicológico do IASAÚDE já procedeu a 534 atendimentos e a Linha SRS24 apresenta um valor cumulativo de 7.031 chamadas.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Comentários